Israel não atendeu aos requisitos de elegibilidade para ingressar no Programa de Isenção de Visto (VWP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, informou o Departamento de Estado dos EUA nesta quarta-feira (29).
Segundo o órgão citado pela Reuters, Tel Aviv ainda não concedeu passagem gratuita para palestinos-americanos em seus aeroportos e na Cisjordânia ocupada, o que Washington diz ser necessário para que Israel cumpra a condição de reciprocidade para ingressar no programa.
O anúncio da negativa vem depois que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse esperar que seu país aderisse em breve à isenção de visto.
"Israel ainda tem um trabalho significativo a ser concluído em um curto prazo para atender a todos os requisitos do programa", que é até o final do ano fiscal em 30 de setembro, disse o vice-porta-voz Vedant Patel por e-mail à mídia.
A decisão do departamento acontece no mesmo momento em que acontece tensões se elevam entre o primeiro-ministro e o presidente norte-americano, Joe Biden, diante da reforma judicial que Tel Aviv quer promover no país.
Netanyahu disse hoje (29) que abordará nos próximos meses os requisitos pendentes, mas não ficou claro se Israel planejava mudar sua abordagem aos palestinos-americanos.