Panorama internacional

Arábia Saudita e produtores da OPEP+ anunciam cortes surpresa na produção de petróleo

Neste domingo (2), a Arábia Saudita e outros produtores de petróleo da OPEP+ anunciaram cortes voluntários em sua produção no valor de cerca de 1,15 milhão de barris por dia, em uma medida surpresa que, segundo eles, visa apoiar a estabilidade do mercado.
Sputnik
Riad disse que cortaria a produção em 500.000 bpd, enquanto o Iraque reduziria sua produção em 211.000 bpd, de acordo com declarações oficiais citadas pela Reuters. Além dessas nações, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Argélia e o Cazaquistão também anunciaram cortes em sua produção.
"A OPEP está tomando medidas preventivas em caso de possível redução da demanda", disse Amrita Sen, fundadora e diretora da Energy Aspects neste domingo (2).
O vice-primeiro-ministro da Rússia, Aleksandr Novak, também disse hoje (2) que Moscou estenderia um corte voluntário de 500.000 bpd até o final de 2023. A Rússia anunciou esses cortes unilateralmente em fevereiro, após a introdução de limites de preços ocidentais.
Segundo a agência, o Ministério de Energia saudita disse em comunicado que o corte voluntário do reino foi uma medida de precaução destinada a apoiar a estabilidade do mercado de petróleo.
Os inesperados cortes voluntários de hoje, que começarão em maio, se somam às reduções de produção de 2 milhões de bpd anunciadas em outubro, relata a mídia.
Panorama internacional
Kremlin: decisão da OPEP+ de cortar produção de petróleo é uma 'vitória do bom senso'
Após as reduções unilaterais da Rússia, autoridades dos Estados Unidos disseram que sua aliança com outros membros da OPEP estava enfraquecendo, mas a ação de hoje mostra que a cooperação ainda é forte.
Comentar