Ciência e sociedade

Violenta colisão de 'galáxias Caramelo' revela 'recheio' com nuvens formadoras de estrelas (VÍDEO)

A violenta colisão frontal de duas galáxias a aproximadamente 180 milhões de anos-luz da Terra revelou detalhes de seu "recheio" feito de nuvens formadoras de estrelas.
Sputnik
As duas galáxias, chamadas Taffy (caramelo, em inglês), são a UGC 12914 e a UGC 12915, de 130 mil anos-luz de diâmetro e 80 mil anos-luz de diâmetro, respectivamente.
Iniciada há aproximadamente 25 milhões de anos, a fusão dessas duas galáxias apresenta características peculiares, já que elas estão de frente uma para a outra, e em um ângulo que as deixam quase paralelas, bem como uma nuvem de gás puxada pelas duas galáxias.
As duas galáxias, chamadas Taffy (caramelo, em inglês), são a UGC 12914 e a UGC 12915, de 130 mil anos-luz de diâmetro e 80 mil anos-luz de diâmetro, respectivamente
Devido a estas peculiaridades, ao se chocarem, as galáxias causaram uma turbulência na nuvem de gás e, quando emergiram da colisão, o gás foi puxado por elas, formando uma "ponte".
A turbulência do material estelar através da ponte impede a compressão e coleta do gás necessário para formar novas estrelas.
A imagem mostra como ficou a estrutura das duas galáxias à medida que elas se recuperam do choque frontal e se afastam uma da outra, bem como a ponte composta por estreitos filamentos moleculares, de cor de café, e aglomerados de hidrogênio, de cor vermelha, que podem ser vistos em ambas as galáxias.
Comentar