Panorama internacional

Coronel britânico: soldados ucranianos morrem em vão devido a erros de comando

Numerosos erros graves reduzem a eficácia das Forças Armadas da Ucrânia, afirmou o coronel britânico aposentado e especialista militar Glen Grant em entrevista ao jornal alemão Die Welt.
Sputnik

"Muitas unidades do Exército ucraniano não estão adaptadas a combater em um conflito moderno prolongado [...] muitos soldados morreram em vão e só porque muitos erros foram cometidos", disse o coronel.

Segundo o especialista militar, que esteve desde 2010 na Ucrânia como assessor de defesa, as Forças Armadas ucranianas carecem de uma cultura militar moderna baseada no princípio da "importância de cada vida".
Além disso, altos cargos no Exército ucraniano são ocupados por pessoas que eram civis até recentemente e seguem a regra "eu sou o chefe, você é um tolo", acrescentou o coronel.
Ele ressaltou que a liderança militar não tem áreas de responsabilidade claramente definidas, as unidades muitas vezes "operam em detrimento do vizinho", e as unidades mais qualificadas consideram as tropas de defesa territorial "forças de segunda categoria".
Grant chamou o treinamento de soldados do Exército da Ucrânia de "mistura caótica de prática soviética, sistema da OTAN e improvisação", observando também que as unidades médicas são mal treinadas e enfrentam uma escassez de suprimentos médicos.
As tropas ucranianas também sofrem com um alto nível de burocracia - as ordens levam muito tempo a ir do comando para os subordinados e o sistema de tomada de decisão é muito complicado de entender, afirma o especialista.
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
Panorama internacional
Tenente-coronel britânico sugere o que a Rússia pode fazer com os tanques Challenger do Reino Unido
Comentar