Operação militar especial russa

Polônia entregará só 14 caças MiG-29 à Ucrânia

O presidente polonês, Andrzej Duda, informou que o país fornecerá 14 caças MiG-29 à Ucrânia, mantendo os exemplares modernizados no padrão da OTAN no território polonês.
Sputnik
Segundo o presidente polonês, quatro caças MiG-29, que estavam armazenados, foram enviados recentemente à Ucrânia.
Além disso, o líder polonês afirmou que outros quatro caças estão sendo enviados, totalizando oito aeronaves fornecidas ao regime de Kiev.
"Estamos prontos para fornecer mais seis, que atualmente estão sendo preparados. Nós presumimos que eles podem ser transferidos em breve", afirmou.
Contudo, ele afirmou, ao mesmo tempo, que os caças MiG modernizados no padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) permanecerão no país, pois ainda são necessários à Polônia.
"Quando recebermos novas aeronaves, acredito que forneceremos toda nossa frota de MiG-29 à Ucrânia, caso ainda haja necessidade", adicionou.
O presidente polonês ainda ressaltou que para transferir as aeronaves, era necessária a autorização dos aliados da OTAN, já que possuem equipamentos da aliança, incluindo os de comunicação.
Anteriormente, a Rússia enviou uma nota aos membros da OTAN em referência ao fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer ameaça relacionada às armas enviadas à Ucrânia será alvo legal para a Rússia.
Além disso, as autoridades russas alertaram que os países da OTAN estão "brincando com fogo" ao fornecerem armas ao regime de Kiev.
Panorama internacional
General opina que Zelensky foi à Polônia para obter apoio devido a 'impasse no conflito' com Rússia
Comentar