A cabeça de maça de quartzito descoberta no local é aproximadamente oval em plano (105 mm x 74 mm x 40 mm) com uma perfuração central em forma de ampulheta (aproximadamente 35-20 mm de diâmetro). Ambas as extremidades da cabeça de maça exibem danos leves de impacto, que sugerem seu uso como ferramenta percussiva.
O objeto esteve enfiado em um cabo, como evidenciado por pequeno desgaste no ponto estreito da perfuração central. Pequenas marcas de entalho ao redor da circunferência da perfuração central sugerem que ela foi feita usando uma técnica conhecida como bicar, em vez de ter sido perfurada.
Cabeça de maça de pedra mesolítica encontrada durante a escavação de um local perto de Buckingham
© Foto / Cotswold Archaeology
Ao contrário das cabeças de maça neolíticas posteriores, que são trabalhadas para tomarem uma forma específica, esses objetos mesolíticos assumem a forma da matéria-prima. Cabeças de maça de seixos semelhantes foram encontradas no sudeste do Reino Unido, inclusive no lago Eton Rowing em Berkshire e em Oakhanger em Hampshire, e acredita-se que datam do período mesolítico.
A cabeça de maça foi encontrada em uma pedreira pós-medieval que cortou uma vala curva. Com a cabeça de maça vindo de um depósito interno truncado, é possível que esta vala já tenha sido parte de uma vala pré-histórica.
Usando fotografia aérea, mais duas valas anelares, possivelmente representando carrinhos de mão redondos da Idade do Bronze, foram identificadas nas proximidades, e mais duas valas anelares, bem como enterros de cremação da Idade do Bronze, são conhecidos na área circundante.
Acredita-se que a atividade de caçadores-coletores mesolíticos tenha se concentrado em áreas ricas em recursos, como florestas e cursos de água, com locais registrados localizados principalmente em terrenos mais secos e elevados. O local estava em tal localização, em um afluente do rio Great Ouse.