Operação militar especial russa

Artilharia ucraniana eliminou seus próprios militares que se renderam à Rússia, diz MD russo

As forças ucranianas sofreram centenas de baixas, inclusive devido às suas tentativas de evitar a fuga e deserção em meio aos avanços russos, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Durante combates na quarta-feira (5), o comandante de uma unidade da 53ª Brigada Mecanizada da Ucrânia fez uma chamada de rádio para o comando russo, afirmando que sua unidade depôs voluntariamente suas armas e desejava se render, referiu o Ministério da Defesa da Rússia.
De forma a garantir a saída segura dos militares ucranianos, as hostilidades foram temporariamente suspensas, e os militares foram colocados em um blindado até a manhã seguinte. No entanto, durante a noite, a artilharia ucraniana abriu fogo pesado sobre o local, e todos os 14 soldados ucranianos que se renderam foram mortos, detalhou.
As forças russas, relatou o Ministério da Defesa, eliminaram cerca de 140 militares ucranianos na direção de Donetsk, 20 na direção de Kherson, 50 na direção de Kupyansk, 80 na direção de Krasny Liman, e 35 durante uma tentativa de contra-ataque de Kiev na República Popular de Donetsk (RPD), tendo também destruído obuseiros, radares e veículos militares de vários tipos.
Operação militar especial russa
Cerca de 20 sabotadores ucranianos tentaram invadir a região russa de Bryansk
Além disso, os militares da Rússia atingiram o posto de comando da 110ª Brigada Mecanizada da Ucrânia perto de Avdeevka, na RPD.

"Hoje por volta das 08h30 [horário local, 02h30, no horário de Brasília], as unidades fronteiriças do Distrito Militar Ocidental, com a patrulha de fronteira do Departamento de Guarda Fronteiriça do Serviço de Segurança Federal [FSB, na sigla em russo] da Rússia na região de Bryansk, frustraram uma tentativa de infiltração de um grupo de sabotagem e reconhecimento das Forças Armadas da Ucrânia, em número superior a 15 indivíduos, no território da Federação da Rússia perto da localidade de Sluchovsk, na região de Bryansk."

"Os meios de defesa antiaérea interceptaram 11 projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars. Além disso, onze veículos aéreos não tripulados ucranianos foram destruídos nas áreas de Tavolzhanka, na região de Carcóvia; Kremennaya e Kovalevka, na República Popular de Lugansk; Nikolskoe, Novoselovka e Peski, na República Popular de Donetsk", lê o relato.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 406 aviões, 228 helicópteros, 3.684 veículos aéreos não tripulados, 415 sistemas de defesa antiaérea, 8.554 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.078 lançadores múltiplos de foguetes, 4.515 peças de artilharia de campanha e morteiros e 9.319 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Comentar