Panorama internacional

Encontrados vestígios de explosivos em barco ligado ao ataque ao Nord Stream, diz mídia

Os investigadores encontraram vestígios de explosivos no iate Andromeda, ligado à sabotagem dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte), informa o New York Times.
Sputnik
O artigo também aponta que dois dos membros da tripulação do iate tinham falsificado seus documentos pessoais.

"O Andromeda agora está em doca seca com vista para o mar Báltico [...] Três funcionários alemães disseram ao The Times que os investigadores haviam encontrado vestígios de explosivos no barco e descobriram que dois membros da tripulação haviam usado passaportes búlgaros falsos", escreve a edição.

Panorama internacional
Hersh: CIA se concentra em qualquer suspeito sobre o Nord Stream que não seja Biden
Além disso, o artigo observa que o barco atracou na ilha dinamarquesa de Christianso, a 12 milhas do local da explosão, após ter sido fretado no porto de Rostock, no norte da Alemanha, em 5 de setembro, e fez uma parada noturna em Wiek, um porto mais obscuro no norte da Alemanha, sem câmeras e com pouca supervisão.
O The New York Times questionou um trabalhador portuário local que se lembra muito bem da visita.

"Ele [o trabalhador] havia tentado repetidamente falar com a tripulação, primeiro em alemão, depois em inglês. Em vez de tentar qualquer tipo de resposta, em qualquer idioma, um homem simplesmente lhe entregou a taxa de atracação e virou as costas", explica o artigo.

Panorama internacional
Na Dinamarca, objeto encontrado perto do gasoduto Nord Stream foi levantado do fundo do mar (FOTO)

História dos gasodutos Nord Stream

Os ataques ocorreram em 26 de setembro de 2022 simultaneamente nos dois gasodutos russo-alemães que transportavam gás natural russo para a Europa – o Nord Stream 1 e Nord Stream 2.
A operadora dos gasodutos, a Nord Stream AG, informou que a situação de emergência nos gasodutos foi inédita e que o tempo de reparos não poderia ser avaliado.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartam que tenha sido um ato de sabotagem e iniciaram investigações, ainda sem resultado.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a explosão dos gasodutos foi um óbvio ato de terrorismo.
O Pentágono tem negado qualquer envolvimento dos EUA.
Panorama internacional
Rússia: falas dos EUA sobre investigação das explosões do Nord Stream não valem um tostão furado
Segundo a versão do jornalista norte-americano Seymour Hersh, os explosivos nos gasodutos foram plantados por especialistas estadunidenses, apoiados por mergulhadores noruegueses, sob a cobertura do exercício BALTOPS 2022 da OTAN, que decorreu em junho de 2022. Ele acredita que a operação foi realizada sob ordens diretas da Casa Branca.
Recentemente, o New York Times noticiou, com base em dados de inteligência, que um grupo pró-ucraniano teria estado por trás da sabotagem dos gasodutos Nord Stream.
O jornal alemão Die Zeit escreveu que os vestígios do ataque aos gasodutos apontam na direção da Ucrânia.
O Ministério Público Federal alemão confirmou à Sputnik que foram realizadas buscas em um navio alegadamente carregado com materiais para explodir o Nord Stream.
No entanto, o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov chamou as publicações que apontam para o envolvimento da Ucrânia de "operação coordenada de desinformação".
Ele expressou perplexidade quanto à capacidade das autoridades norte-americanas, mencionadas nas publicações, de fazerem suposições sobre ataques terroristas ao Nord Stream sem antes haver uma investigação.
Panorama internacional
Kremlin pode exigir indenização por danos ao gasoduto Nord Stream
Comentar