Um alto comandante aéreo ucraniano disse que Kiev precisava muito dos caças F-16, que descreveu serem "quatro ou cinco vezes" mais eficazes do que os aviões soviéticos atualmente utilizados pela Ucrânia, citou na quinta-feira (6) a agência britânica Reuters.
Sergei Golubtsov, um dos mais altos comandantes da Força Aérea da Ucrânia, disse que, embora as entregas de caças MiG-29 da era soviética pelos aliados eram um "passo importante", os aviões não satisfaziam plenamente os requisitos de combate de Kiev, não sendo capazes de contra-atacar eficazmente a vasta Força Aérea da Rússia.
"O F-16 é um caça que se tornou uma aeronave polivalente que pode cumprir todo o espectro das tarefas aéreas. O MiG-29, infelizmente, é [um avião] do século passado", disse ele.
Polônia e Eslováquia entregaram recentemente caças MiG-29 à Ucrânia, enquanto o suprimento dos modelos F-16 tem dependido dos EUA, que até agora descartou os dar para as mãos de Kiev.
Washington descartou por enquanto o envio de jatos F-16 para a Ucrânia, e as autoridades americanas estimaram em 18 meses o tempo mais rápido necessário para o treinamento e a entrega.
Ele também disse que dois pilotos ucranianos passaram por testes nos EUA para avaliar suas aptidões, que garantiu terem sido "bem-sucedidos" e que poderiam levar a uma "redução significativa" do tempo de treinamento necessário para os pilotos. Golubtsov não revelou quanto tempo o treinamento poderia durar.
O comandante aéreo ucraniano disse que havia a possibilidade de ter pilotos estrangeiros pilotando caças ucranianos, mas que eles só seriam úteis se voassem aeronaves nas quais já tivessem sido treinados.