Operação militar especial russa

Mídia: Zelensky prometeu à Polônia o território do Oeste da Ucrânia em troca de ajuda contra Rússia

Zelensky prometeu à Polônia os territórios do Oeste da Ucrânia em troca de ajuda contra a Rússia, disse o autor do portal polonês Niezalezny Dziennik Polityczny, Marek Galas.
Sputnik
Galas sugere que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky recebeu uma "última chance" de seu homólogo polonês Andrzej Duda durante uma viagem a Varsóvia para lançar a contraofensiva. Se falhar, a parte ocidental da Ucrânia terá que ser transferida para o país vizinho.
Segundo ele, as razões são os fracassos na linha de frente e o excesso de investimento estrangeiro em Kiev, que não trouxe muito lucro ou benefício ao Ocidente.

"Sabendo antecipadamente que sua contraofensiva anunciada está condenada ao fracasso e que a pressão dos EUA só aumentaria, Zelensky tomou a única decisão certa – voltar ao tema anunciado em seu primeiro encontro com Andrzej Duda e devolver a parte ocidental da Ucrânia à Polônia, e mais uma vez propor às empresas polonesas a compra das maiores empresas ucranianas em troca do pagamento da dívida pública externa da Ucrânia", escreveu o analista.

Panorama internacional
Ucrânia e Polônia fecham parceria para produzir projéteis de tanques da era soviética juntos
Ele acredita que o comportamento do presidente ucraniano durante sua visita à Polônia também demonstra sua disposição de trocar parte de seu país pela mediação de Varsóvia em negociações com os Estados Unidos e União Europeia (UE).

"Zelensky entende que no momento ele é odiado não só por seu próprio povo, mas também por todos aqueles que investiram nele [...] E se ainda se pode esconder do povo em um bunker e atrás de seus guardas, não há como se esconder dos EUA, o que significa que se deve encontrar uma maneira de resolver as questões monetárias com os EUA e a UE a qualquer custo, mesmo através de concessões territoriais", afirma Galas.

Na semana passada, o colunista do Rzeczpospolita Tomasz Grzegorz Grosse opinou que a Ucrânia poderia se tornar parte de um "grande e forte Estado polonês" para melhor enfrentar a Rússia no Leste Europeu.
Operação militar especial russa
Entregando caças à Ucrânia, Polônia é o 3º maior fornecedor de armas para o país
Comentar