Mais de 100 cientistas, pesquisadores e empreiteiros espaciais chineses se reuniram recentemente em uma conferência na cidade de Wuhan, no centro da China, para discutir maneiras de construir infraestrutura na Lua, informou a mídia local.
"Construir habitação fora da Terra é essencial não só para a busca de toda a humanidade pela exploração espacial, mas também para as necessidades estratégicas da China como potência espacial", disse Ding ao China Science Daily em uma entrevista separada, após conferência em Wuhan.
"A construção de um habitat na Lua é necessária para explorações lunares de longo prazo e certamente será realizada no futuro", acrescentou Ding.
O robô encarregado de fazer o "tijolo de solo lunar" será lançado durante a missão Chang'e-8 da China por volta de 2028, observou Ding, acrescentando que o país pretende recuperar a primeira amostra de solo do lado distante da Lua em uma missão por volta de 2025.
A China já recuperou amostras de solo do lado próximo da Lua com sua missão Chang'e-5 em 2020, informou a mídia estatal. O país afirmou que quer que seus astronautas permaneçam na Lua por longos períodos uma vez que estabeleça uma estação de pesquisa lunar.