Panorama internacional

Chanceler ucraniano pede que o mar Negro seja 'um mar da OTAN'

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, apelou para transformar o mar Negro em um "mar da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN)", declarando ao mesmo tempo a necessidade de desmilitarizá-lo.
Sputnik

"Chegou o momento de transformar o mar Negro no que o mar Báltico se tornou - um mar da OTAN[...]Pedimos a desmilitarização do mar Negro para que países pacíficos e cumpridores da lei possam usá-lo no comércio e nas viagens", disse Kuleba em uma conferência sobre segurança do mar Negro em Bucareste.

Ele também afirmou que lamentava que o Ocidente não tivesse uma estratégia coerente sobre o mar Negro, mas observou que a Rússia sempre teve uma.
O ministro ucraniano também reiterou durante a conferência a intenção de Kiev de estabelecer seu controle sobre as regiões que se tornaram parte da Federação da Rússia.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. O presidente russo Vladimir Putin declarou que seu objectivo "proteger as pessoas que foram submetidas a abusos, genocídio pelo regime de Kiev durante oito anos".
Ele observou que a operação especial era uma medida forçada, a Rússia "ficou sem chance de fazer o contrário, existiam tais riscos de segurança que era impossível responder por outros meios".
Segundo ele, há 30 anos que a Rússia vem tentando chegar a um acordo com a OTAN sobre os princípios de segurança na Europa, mas em resposta, enfrentou mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto a aliança, apesar dos protestos de Moscou, está em constante expansão e se aproximando das fronteiras russas.
Panorama internacional
Deputado europeu: 'Parem as sanções, parem de armar a Ucrânia'
Comentar