Panorama internacional

Coreia do Norte lança novo tipo de míssil balístico e causa 'breve pânico' no Japão, diz Seul

Embora Pyongyang tenha testado mísseis de combustível sólido de curto alcance, essa foi a primeira vez que foi testado um míssil de longo alcance desse tipo.
Sputnik
Nesta quinta-feira (13), a Coreia do Norte disparou um novo modelo de míssil balístico de longo alcance provocando um susto no norte do Japão, onde os moradores foram instruídos a se proteger embora não houvesse perigo, disse o governo da Coreia do Sul, segundo a Reuters.
"Até agora avaliamos que eles dispararam um novo tipo de míssil balístico com alcance intermediário ou intercontinental. Ainda estamos analisando detalhes como trajetória, altitude e alcance, com a possibilidade de que carregasse um propelente de combustível sólido", disse um funcionário do governo.
O míssil voou cerca de 1.000 km, disseram os militares de Seul, chamando-o de "grave provocação". O oficial disse que a altitude máxima do míssil era inferior a 6.000 km, o apogeu de alguns dos testes recordes do ano passado.
O ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, afirmou que o míssil parece ter sido disparado para o leste em um ângulo alto e não caiu em território japonês, mas não pôde confirmar se sobrevoou a zona econômica exclusiva do Japão.
Após o lançamento, as forças aéreas japonesas e americanas realizaram exercícios sobre o mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) "à medida que o ambiente de segurança em torno do Japão está se tornando cada vez mais severo", disse a Defesa japonesa.
Panorama internacional
Especialista comenta lançamento de míssil balístico de Pyongyang: a Coreia do Norte está avançando?
As autoridades japonesas cancelaram um alerta para a ilha de Hokkaido, no norte, quando determinaram que o míssil não cairia nas proximidades, mas as escolas em Hokkaido atrasaram a abertura e alguns serviços de trem foram suspensos, relata a mídia.
Um estudante de Hokkaido disse à emissora japonesa NHK que o alerta causou alarme momentâneo em uma estação de trem: "Por um segundo houve pânico no trem, mas um funcionário da estação disse para se acalmar, e as pessoas se acalmaram", disse o estudante.
Os militares sul-coreanos disseram estar em alerta máximo e em coordenação estreita com seu principal aliado, os Estados Unidos, que "condenou veementemente" o que a Casa Branca disse ser um teste de míssil balístico de longo alcance.
O lançamento ocorreu dias depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, pediu o fortalecimento da dissuasão de guerra de uma maneira "mais prática e ofensiva" para conter o que a Coreia do Norte chamou de movimentos de agressão dos Estados Unidos.
Comentar