Panorama internacional

Fluxos petrolíferos aumentam para maior nível desde 2020 em meio às exportações da Rússia, diz mídia

A Rússia tem conseguido aumentar suas exportações de petróleo bruto para países não ocidentais, o que se refletiu nos fluxos mundiais, conforme detalhou mídia norte-americana.
Sputnik
O volume de petróleo bruto em petroleiros no mar saltou para o maior nível desde 2020, comprovando que o petróleo bruto russo está encontrando compradores em países não ocidentais, indicou na quinta-feira (13) a agência norte-americana Bloomberg.
A quantidade transportada por via marítima subiu para 1,27 bilhão de barris na semana passada, de acordo com dados da Vortexa Ltd.
Panorama internacional
Gigante russa Rosneft firma acordo com petrolífera da Índia para aumentar exportação de petróleo
Segundo a Bloomberg, o número representa um aumento de quase 230 milhões de barris desde agosto após Moscou desviar o abastecimento para países fora da União Europeia (UE), especialmente a Índia e China.
"A Rússia está desviando maiores quantidades de seu petróleo bruto para países fora da UE, enquanto a Europa está importando seu petróleo bruto de locais mais distantes", escreveram analistas do UBS Group AG, entre os quais Giovanni Staunovo.
"Rotas mais longas significam que o petróleo embarcado gasta mais tempo em um petroleiro", sublinham.
Além disso, diz a Bloomberg, as exportações recordes dos EUA incrementaram as distâncias que os navios estão percorrendo para entregar as cargas.
Comentar