Kiev perdeu até 300 militares, um veículo de combate de infantaria, seis veículos blindados e um obuseiro na direção de Donetsk durante as últimas 24 horas, disse nesta quinta-feira (13) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Os aviões da Força Aeroespacial da Rússia fizeram nas últimas 24 horas 12 voos na área de Artyomovsk, as tropas de mísseis e artilharia do grupo realizaram 57 missões de tiro no interesse do agrupamento de tropas. O total de perdas inimigas na direção de Donetsk durante as últimas 24 horas foi de 300 militares ucranianos, um veículo de combate de infantaria, seis veículos blindados de combate, dois carros, um obuseiro D-20 e também uma unidade de artilharia autopropulsada Gvozdika", de acordo com o ministério.
Enquanto isso, continuou, o agrupamento de tropas Vostok (Oriente) da Rússia destruiu nas regiões de Zaporozhie e a sul de Donetsk até 20 soldados, dois veículos militares blindados, um obuseiro Msta-B e um depósito de munições.
Nas regiões de Kupyansk, Krasny Liman e Carcóvia, bem como na República Popular de Lugansk, por sua vez, as perdas ucranianas às mãos dos agrupamentos de tropas russos Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro) totalizaram cerca de 115 combatentes, dois carros, dois veículos militares blindados, um obuseiro autopropulsado de Gvozdika, um obuseiro D-20 e um depósito de munições.
Já na região de Kherson "até 35 militares ucranianos, dois veículos blindados de combate e um obuseiro autopropulsionado Gvozdika foram igualmente destruídos", detalhou o órgão russo.
"Na região de Donetsk, as unidades de assalto do Grupo Wagner continuaram operações de combate de alta intensidade para expulsar o inimigo dos bairros centrais de Artyomovsk. As tropas paraquedistas estão apoiando os grupos de assalto nos flancos, bloqueando a transferência de reforços das Forças Armadas da Ucrânia para a cidade e a retirada das unidades inimigas de Artyomovsk", segundo o Ministério da Defesa russo.
O ministério explicou que nas últimas 24 horas os sistemas de defesa antiaérea russos interceptaram nove projéteis de lança-foguetes Himars e aniquilaram seis drones nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, enquanto as forças da aviação tático-operacional "atingiram 97 unidades de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia em posições de tiro, militares e equipamentos em 124 áreas".
No total, desde o início da operação militar especial, as forças russas eliminaram 407 aviões, 228 helicópteros, 3.747 veículos aéreos não tripulados, 415 sistemas de defesa antiaérea, 8.659 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.082 lançadores múltiplos de foguetes, 4.576 peças de artilharia de campanha e morteiros e 9.487 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.