"O governo alemão aprovou o pedido da Polônia para exportar aviões de caça MiG-29 dos estoques da Alemanha Oriental para a Ucrânia", escreve a revista alemã.
República Democrática Alemã, comumente chamada de Alemanha Oriental, foi um Estado socialista que existiu entre 1949 e 1990, fazendo parte do bloco oriental durante a Guerra Fria.
Anteriormente hoje, o jornal Suddeutsche Zeitung informou que o governo alemão recebeu o pedido de Varsóvia e já hoje pretendia permitir a reexportação de caças poloneses MiG-29 que anteriormente fizeram parte da Força Aérea da Alemanha Oriental.
"O governo alemão quer permitir à Polônia entregar caças de projeto soviético à Ucrânia", disse o jornal, citando suas fontes no governo alemão.
Antes disso, a agência de notícias alemã DPA citou suas fontes dizendo que Varsóvia submeteu um pedido à Alemanha para aprovação da exportação dos cinco caças que estavam em serviço com a Alemanha Oriental e que foram vendidos para a Polônia em 2002.
O presidente polonês Andrzej Duda, anteriormente, disse que Varsóvia vai entregar apenas 14 caças MiG-29 a Kiev.
Por sua vez, a Rússia já remeteu uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
Por sua vez, o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, notou que a entrega massiva de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso de futuras negociações russo-ucranianas e terá, pelo contrário, um efeito negativo.