Um caça MiG-31 russo escoltou um avião de patrulha norueguês P-8A Poseidon que voava sobre o mar de Barents em direção à fronteira da Rússia, informou na quinta-feira (13) o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Federação da Rússia, que faz parte do Ministério da Defesa do país.
"Em 13 de abril, os meios de controle do espaço aéreo russos detectaram sobre o mar de Barents um alvo aéreo se aproximando da fronteira estatal da FR [Federação da Rússia]. Um avião de caça MiG-31 das forças de defesa antiaérea da Frota do Norte [russa] decolou para identificar o alvo aéreo e impedir a violação da fronteira do Estado da FR. A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como uma aeronave de patrulha P-8A Poseidon da Força Aérea da Noruega", relatou o centro.
Ele acrescentou que, "depois que a aeronave militar estrangeira se afastou da fronteira estatal da Federação da Rússia, o caça russo retornou em segurança a seu aeródromo de origem, sem ter permitido a violação da fronteira estatal da Federação da Rússia".
O Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Federação da Rússia acrescentou que o voo do caça russo foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais sobre águas neutras, sem cruzar rotas aéreas e se aproximar perigosamente de aeronaves de outro país.