Romênia anuncia compra de caças F-35 para a sua Força Aérea

O Conselho Supremo de Defesa Nacional da Romênia decidiu a favor dos caças de quinta geração, o que torna o país o terceiro no Leste Europeu a comprar as aeronaves.
Sputnik
A Romênia aprovou um plano para adquirir caças norte-americanos F-35 para a Força Aérea do país, informou na quarta-feira (12) o portal Defense News.
A decisão foi tomada em uma reunião de terça-feira (11) do Conselho Supremo de Defesa Nacional da Romênia (CSAT, na sigla em romeno), um órgão estatal presidido pelo presidente Klaus Iohannis.
"O processo de modernização da Força Aérea continuará com a compra das aeronaves F-35 de última geração", disse o escritório do presidente romeno.
"Estas aeronaves [...] permitem alcançar e manter a superioridade aérea, condição obrigatória para garantir a soberania no espaço aéreo nacional e, se necessário, sua defesa", comentou.
A declaração não revelou o número dos aviões ou o valor da aquisição planejada.
Coreia do Sul aprova compra de caças e mísseis dos Estados Unidos, segundo mídia
A aquisição permitiria à Romênia se tornar o terceiro país do Leste Europeu, após a Polônia e a República Tcheca, a operar a quinta geração de aviões.
Os F-35 se destinam a fortalecer a frota de caças modernos da Romênia. O serviço aéreo do país opera atualmente 17 F-16 usados adquiridos de Portugal. No ano passado, o governo romeno assinou um contrato para comprar 32 F-16 de segunda mão da Noruega.
Em janeiro de 2020 Mariusz Blaszczak, vice-premiê e ministro da Defesa Nacional da Polônia, assinou um acordo para adquirir 32 caças F-35, além de um pacote de treinamento e logística para a Força Aérea da Polônia. O início das entregas é planejado para 2024.
Em julho de 2022, o governo da República Tcheca decidiu iniciar negociações com os EUA para a compra de 24 aeronaves F-35.
Comentar