A tendência de abandonar o uso do dólar nas transações mútuas em favor das moedas nacionais no comércio mundial é irreversível, disse na sexta-feira (14) Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, em uma coletiva de imprensa que marcou a conclusão de sua visita ao Uzbequistão.
"O presidente Lula [da Silva], enquanto está em Pequim, fez um apelo ao afastamento do dólar e a confiar mais em suas próprias moedas no comércio mútuo. A fuga do dólar está agora começando, ainda não é muito rápida, mas deve acelerar", comentou ele.
"Esta tendência é irreversível. Os americanos já cortaram significativamente o ramo em que têm estado sentados, liderando as finanças internacionais e a economia mundial como um todo usando o papel dominante do dólar."
Lavrov acrescentou que a "arrogância" ocidental de pressionar os parceiros da Rússia a se recusarem a cooperar com Moscou, ultrapassa todos os limites.
"A arrogância dos representantes ocidentais, e aqui, além dos delegados da União Europeia, ainda vêm à carga os americanos, que são responsáveis pelos problemas de sanções, esta arrogância, naturalmente, ultrapassa todos os limites, e é entendida como uma completa falta de respeito pela autonomia, a independência dos países que estão sujeitos a este tipo de pressão, de ameaças", sublinhou.