Panorama internacional

Reino Unido destina mais de £ 650 milhões para desenvolver um novo caça com Itália e Japão

O Reino Unido destinou mais de 650 milhões de libras (mais de R$ 4 bilhões) para desenvolver um novo caça como parte de um programa conjunto com a Itália e o Japão, de acordo com uma declaração publicada no site do governo britânico.
Sputnik
Em dezembro passado, os líderes dos três países concordaram em desenvolver em conjunto uma nova geração de aviões de combate até 2035. No Japão ele substituirá o F-2, e na Itália e no Reino Unido substituirá o Eurofighter Typhoon.
"Mais de 650 milhões de libras [mais de R$ 4 bilhões] foram alocadas para continuar a desenvolver o caça de nova geração", diz a declaração.
Note-se que o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato com a BAE Systems. O nome britânico para o novo caça é Tempest.
O Programa de Combate Aéreo Global foi projetado para melhorar as capacidades de defesa dos participantes, desenvolver suas vantagens tecnológicas, fortalecer suas cadeias de suprimentos e sua base industrial de defesa.
Espera-se agora que o Japão, o Reino Unido e a Itália comecem a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma de conceito básico de caças para iniciar a fase de desenvolvimento direto em 2024.
Operação militar especial russa
MD britânico: Reino Unido já treinou mais de 10 mil militares ucranianos
Comentar