A polícia no Japão apreendeu um computador e uma substância semelhante a pólvora da casa do suspeito de jogar um dispositivo explosivo em direção ao primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, informou no domingo (16) a emissora japonesa NHK.
A busca na casa de Ryuji Kimura, de 24 anos, em Kawanishi, na prefeitura de Hyogo, durou mais de sete horas e teria resultado na apreensão de mais de dez caixas de papelão. Enquanto isso, a agência japonesa Kyodo disse que uma faca foi apreendida da mochila do suspeito após ser detido. Ele se recusou a falar até ver um advogado.
No sábado (15), durante um discurso relacionado a eleições suplementares no oeste do Japão de Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, um jovem jogou um objeto cilíndrico em sua direção, algo que foi seguido por uma explosão e fumaça. Kishida não foi ferido e saiu imediatamente de carro, dizendo mais tarde em outro lugar da cidade que o incidente não deveria interromper o processo eleitoral.
Dois objetos cilíndricos foram posteriormente recuperados do local, um dos quais explodiu, e o outro estava sendo retido pelo assaltante, noticiou a mídia japonesa.
Antes disso, em 7 de julho de 2022, o ex-premiê japonês Shinzo Abe (2006-2007, 2012-2020) foi baleado e morto com uma arma caseira durante uma campanha para as eleições parlamentares. O assassino perpetrou o ato por considerar que o político apoiava a Igreja de Unificação.