Notícias do Brasil

Sergei Lavrov é recebido em Brasília pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou ao Itamaraty na manhã desta segunda-feira (17), para a primeira reunião bilateral de uma agenda extensa com membros do governo federal.
Sputnik
Após o encontro na sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Lavrov e Vieira vão participar de uma reunião mais ampla com outros membros do governo além do corpo diplomático.
O representante russo deve fazer ainda antes do almoço uma declaração à imprensa e, na parte da tarde, deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Esta é a primeira vez que um representante do primeiro escalão do governo russo vem ao Brasil, após o início da operação militar especial na Ucrânia, em fevereiro de 2022. A expectativa é que, além de questões comerciais entre os países, o chanceler ouça a perspectiva brasileira sobre uma saída pacífica do conflito que tem sido abordada por Lula nos últimos dias.
Além dos laços históricos de amizade e cooperação entre Brasil e Rússia, os países mantêm expressivo relacionamento comercial. A Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões (R$ 48,5 bilhões).
Panorama internacional
'A Rússia é um dos que desafiam a ordem unipolar': o porquê da visita de Lavrov à América Latina
Comentar