A Rússia coopera com muitos países onde estão em operação reatores de usinas nucleares de projetos russos para receber combustível nuclear usado (irradiado).
O projeto de lei para a ratificação ainda deve ser aprovado pela câmara alta do parlamento e assinado pelo presidente para entrar em vigor.
Anteriormente em novembro, no fórum Atomexpo 2022 na cidade de Sochi, a Rússia e Belarus assinaram um acordo intergovernamental sobre cooperação na área do combustível nuclear usado e os procedimentos para seu retorno à Rússia para reprocessamento.
O documento foi assinado pelo diretor executivo da Corporação Estatal de Energia Nuclear Rosatom, Aleksei Likhachev, e pelo ministro de Energia da República de Belarus, Viktor Karankevich.
O documento estabelece o procedimento para a importação de elementos combustíveis irradiados de reatores nucleares para a Rússia para armazenamento temporário com posterior reprocessamento e separação de materiais valiosos, inclusive para a energia nuclear, bem como para o retorno de resíduos radioativos para Belarus.