"A coordenação de nossos esforços na arena internacional tem um efeito estabilizador na situação mundial, ajuda a reduzir o potencial de conflito […] É importante que nossos países compartilhem uma avaliação comum da essência da transformação em curso do cenário geopolítico global", disse o chefe da entidade militar russa.
Shoigu enfatizou também que a Rússia e China coordenam suas ações no planejamento de patrulhas marítimas e aéreas conjuntas e exercícios militares tanto em base bilateral como em formatos multilaterais, como no âmbito da Organização de Cooperação de Xangai.
Por sua vez, o ministro da Defesa da China coronel-general Li Shangfu disse que a primeira visita exterior à Rússia após a nomeação para o cargo tem como objetivo demonstrar ao mundo inteiro a firme intenção de Pequim de fortalecer a cooperação estratégica com Moscou.
"Após a nomeação para o cargo de ministro da Defesa, o primeiro lugar de visita é exatamente à Rússia, para demonstrar ao mundo o alto nível de desenvolvimento das relações sino-russas e demonstrar uma firme determinação em fortalecer a interação estratégica das forças armadas da China e Rússia", declarou Li Shangfu durante o encontro com o ministro russo.
Ele agradeceu a Shoigu pela recepção calorosa e observou que a primeira carta de felicitações recebida após sua nomeação para este alto cargo foi do ministro da Defesa russo.