Panorama internacional

Presidente iraniano adverte sobre 'destruição de Haifa e Tel Aviv' se Israel agir contra o Irã

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, alertou nesta terça-feira (18) que qualquer "mínima ação" de Israel contra seu país verá "a destruição de Haifa e Tel Aviv".
Sputnik
Em seu discurso durante o desfile militar por ocasião do Dia do Exército Nacional, que se realizou nesta terça-feira (18) em Teerã, o líder da República Islâmica advertiu os adversários do seu país.
"Os inimigos, particularmente o regime sionista, receberam a mensagem de que qualquer mínima ação contra o país levará a uma resposta dura das Forças Armadas, que acompanhará a destruição de Haifa e Tel Aviv", disse Raisi.
O presidente iraniano acrescentou também que as "forças extrarregionais", referindo-se especificamente às forças dos EUA, "devem deixar a região o mais rapidamente possível", dizendo que a sua presença "põe em perigo a segurança na região".
Durante o desfile, a força terrestre, a força naval e a força aérea do Exército iraniano exibiram seus equipamentos militares de produção nacional, incluindo jatos de caça, helicópteros, sistemas de defesa antiaérea e drones.
O desfile militar deste ano ocorre perante crescentes tensões do Irã com os EUA e Israel em meio a um impasse nas negociações do acordo nuclear, bem como a recentes ataques na Síria onde morreram dois membros do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Panorama internacional
Documentos vazados do Pentágono sugerem que Israel estaria preparando ataque contra Irã
Em uma coletiva de imprensa semanal em Teerã na segunda-feira (17), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse que os EUA "não são mais uma superpotência" e que o "mundo unipolar terminou".
Comentar