Operação militar especial russa

Sistemas de defesa antiaérea ocidentais já teriam chegado à Ucrânia

Autoridades ucranianas, bem como mídia ocidental, confirmam a chegada de sistemas de defesa antiaérea Patriot e IRIS-T da Alemanha, Estados Unidos e Países Baixos. Esperam-se ainda mais.
Sputnik
O primeiro vice-ministro da Defesa ucraniano Aleksandr Pavlyuk confirmou em seu canal no Telegram que a Ucrânia recebeu os sistemas Patriot dos Estados Unidos, dos Países Baixos e da Alemanha.

"Tais sistemas de defesa antiaérea permitirão defender contra mísseis de cruzeiro e VANTs [veículo aéreo não tripulado] russos", escreveu a autoridade.

Por sua vez, a revista jornal alemã Spiegel diz que o segundo dos quatro sistemas de defesa antiaérea IRIS-T prometidos a Kiev chegou à Ucrânia.

"Segundo informação da Spiegel, a entrega de um sistema IRIS-T e 16 mísseis guiados ocorreu há apenas alguns dias – por volta de 16 de abril", relata o artigo.

Não está claro quando os outros dois sistemas serão entregues, pois eles ainda não foram produzidos.
Operação militar especial russa
Rússia alerta sobre perigo de sistemas portáteis de mísseis antiaéreos ucranianos para aviação civil
No início de março, de acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia, a Força Aérea alemã iniciou o treinamento tático de militares ucranianos para operar o sistema de defesa antiaérea IRIS-T.
O Wall Street Journal citou anteriormente documentos vazados do Pentágono, segundo os quais a Ucrânia pode perder a maioria de seus mísseis antiaéreos, o que vai deixar cerca de 40 instalações de infraestrutura crítica sem cobertura de defesa antiaérea.
A Rússia já remeteu uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
Operação militar especial russa
Mídia: Ucrânia pede mísseis à medida que as reservas da defesa antiaérea diminuem
Comentar