Durante o discurso de Nabiullina, um representante do Partido Liberal Democrata da Rússia propôs o pagamento de empresas estrangeiras que estão vendendo seus ativos na Rússia em títulos especiais do Banco Central que equivaleriam aos ativos do banco congelados no exterior.
"Em teoria, esta iniciativa pode ser revista como uma das medidas para proteger os ativos russos congelados no exterior. [...] [Nós] estaremos prontos para discutir esta questão em detalhes, estamos interessados em buscar e estudar várias opções de resolver o problema de ativos congelados", disse Nabiullina.
Os países ocidentais congelaram as reservas de moeda estrangeira da Rússia e suspenderam os pagamentos internacionais de bancos russos como parte das sanções introduzidas contra Moscou depois do lançamento de uma operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022. Em outubro, os líderes da União Europeia (UE) instruíram a Comissão Europeia a preparar propostas sobre o uso de ativos congelados da Rússia para financiar a restauração da Ucrânia.
Moscou disse repetidamente que as tentativas de confiscar ativos russos congelados são uma expropriação de propriedade e uma violação do direito internacional. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que a Rússia vai fazer todo o possível para reaver os bens apreendidos, dado ao fato de sua apreensão ser considerada ilegal.