Comando Europeu dos EUA garante que seus aviões ainda sobrevoam o mar Negro

O órgão militar da Força Aérea dos EUA disse que os EUA continuarão operações de "liberdade de manobra" no futuro no mar Negro.
Sputnik
O Comando Europeu (EUCOM, na sigla em inglês) dos EUA disse na quinta-feira (20) à Sputnik que Washington continuaria operando aeronaves de vigilância na região do mar Negro após o surgimento de relatos de que aviões Global Hawk tinham parado de voar por lá.
"As aeronaves de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da Força Aérea dos EUA continuam conduzindo ativamente operações no espaço aéreo internacional sobre o mar Negro", disse um porta-voz do EUCOM.
"Para garantir a segurança teatral e a liberdade de manobra, temos operado rotineiramente no mar Negro antes da [operação] russa da Ucrânia, de acordo com as leis que regem o espaço aéreo internacional, e continuaremos operando na região do mar Negro no futuro", apontou.
De acordo com reportagens da mídia, que citaram fontes e dados do serviço on-line Flightrader24, os Estados Unidos pararam de lançar os aviões Global Hawk sobre o mar Negro após um incidente com um drone Reaper e um caça russo que ocorreu em meados de março. A última vez que uma aeronave Global Hawk dos EUA sobrevoou o mar Negro, em frente à costa da Crimeia, teria acontecido em 21 de março.
Comentar