Recentemente, NRK publicou uma investigação segundo a qual até 50 navios civis russos podem ser envolvidos em operações de inteligência contra a Noruega – alegadamente com equipamento de espionagem a bordo.
"Rainer Ingebrigtsen conserta navios de pesca russos todos os dias. Até agora ele não encontrou nenhum equipamento suspeito a bordo", diz o artigo da NRK.
Como foi observado, Ingebrigtsen – o principal representante do sindicato no estaleiro Kimek em Kirkenes – diz que os navios de pesca russos são a espinha dorsal das operações do estaleiro.
"Cerca de 80% do nosso faturamento vem de navios de pesca russos", explica ele.
Nem Ingebrigtsen nem o diretor de Kimek, Greger Mannsverk, encontraram equipamentos suspeitos a bordo de embarcações que foram reparadas ou fizeram manutenção.
"Temos uma ideia bastante boa do que está a bordo e nunca encontramos nada que indique que eles estão envolvidos na coleta de informações [...] Nenhum navio de pesca entra em um porto norueguês sem que a polícia e as Forças Armadas tenham um entendimento completo de quem está a bordo", cita o artigo Mannsverk.