Operação militar especial russa

O que são os encontros do Formato Ramstein sobre a Ucrânia?

Desde abril de 2022 que têm ocorrido uma série de reuniões de países alinhados com os EUA na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha. Qual é o propósito do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia que se reúne aí?
Sputnik
Uma nova reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia foi realizada na sexta-feira (21) na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, a 11ª de seu tipo desde que a primeira foi organizada no final de abril de 2022.
Durante a reunião Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, anunciou que os membros da aliança "concordaram que a Ucrânia se tornaria um membro da OTAN", e destacou a necessidade da entrega de mais caças para Kiev.
Enquanto isso, Lloyd Austin, chefe do Pentágono, falou sobre a "unidade e determinação compartilhadas" dos funcionários reunidos, repetindo que "a Ucrânia está lutando pela liberdade", e falando sobre os "mais de US$ 55 bilhões [R$ 277,22 bilhões] em assistência de segurança" que foram enviados para Kiev durante 2022, o que destacou ser "um aumento de dez vezes desde que nos reunimos pela primeira vez".

O que é a reunião do Grupo de Contato da Ucrânia em Ramstein?

O Grupo/Formato Ramstein é um formato de reuniões liderado pela OTAN organizado em abril de 2022 para coordenar o fornecimento de dezenas de bilhões de dólares em material militar ocidental para a Ucrânia, em apoio à guerra por procuração liderada pelos EUA contra a Rússia. O grupo, que consiste de ministros da Defesa de dezenas de países alinhados com os EUA, incluindo alguns fora da OTAN, se reuniu cerca de uma vez por mês durante o ano passado, com exceção dos meses de agosto e dezembro.
Panorama internacional
Stoltenberg: todos os aliados da OTAN concordam que a Ucrânia deve se tornar um membro da aliança
Reuniões de acompanhamento aconteceram tanto na base, como na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, e virtualmente.

Quais foram os resultados das reuniões?

Nas reuniões, a Ucrânia normalmente faz lobby para novas entregas de armas, incluindo armamentos cada vez mais avançados, enquanto oficiais da OTAN elaboram planos para novas transferências.

Ramstein é uma base da OTAN ou dos EUA?

Ramstein é uma das mais de uma dezena de grandes bases dos EUA e da OTAN espalhadas no oeste e sudoeste da Alemanha. As forças americanas estão destacadas na República Federal da Alemanha desde o final da Segunda Guerra Mundial. A base é também um importante centro de comando da OTAN, com a sede do Comando Aliado Aéreo (AIRCOM, na sigla em inglês) da OTAN.
Ramstein tem servido como um importante centro estratégico para operações militares lideradas pelos EUA desde o final da Guerra Fria, sendo amplamente utilizado durante a Guerra do Golfo de 1991, nas ações policiais da OTAN, em bombardeios na Iugoslávia nos anos 1990, e nas guerras lideradas pelos EUA no Afeganistão e Iraque, além de bombardeios com drones no Oriente Médio, na África, e o envio de armas para os jihadistas na guerra suja na Síria.
Panorama internacional
Reunião da OTAN em Ramstein: o que está na agenda?
Os legisladores alemães da oposição apelaram repetidamente para reduzir ou eliminar as atividades das bases dos EUA, mas em vão. No final de 2020, a Corte Constitucional Federal da Alemanha, a corte suprema do país, decidiu que Berlim não tem responsabilidade legal de garantir que as operações com drones dos EUA envolvendo Ramstein obedeçam ao direito internacional.

Quantos soldados norte-americanos estão destacados em Ramstein?

Ramstein é a maior base da Força Aérea dos EUA na Alemanha, compreendendo mais de 7.000 pilotos ativos (supostamente o maior número do mundo, com exceção da Base da Força Aérea de Lackland em San Antonio, Texas), além de quase 10.000 outros militares e pessoal de apoio, e mais de 6.200 alemães trabalhando no local.
Comentar