Uma nova reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia foi realizada na sexta-feira (21) na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, a 11ª de seu tipo desde que a primeira foi organizada no final de abril de 2022.
Durante a reunião Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, anunciou que os membros da aliança "concordaram que a Ucrânia se tornaria um membro da OTAN", e destacou a necessidade da entrega de mais caças para Kiev.
Enquanto isso, Lloyd Austin, chefe do Pentágono, falou sobre a "unidade e determinação compartilhadas" dos funcionários reunidos, repetindo que "a Ucrânia está lutando pela liberdade", e falando sobre os "mais de US$ 55 bilhões [R$ 277,22 bilhões] em assistência de segurança" que foram enviados para Kiev durante 2022, o que destacou ser "um aumento de dez vezes desde que nos reunimos pela primeira vez".
O que é a reunião do Grupo de Contato da Ucrânia em Ramstein?
O Grupo/Formato Ramstein é um formato de reuniões liderado pela OTAN organizado em abril de 2022 para coordenar o fornecimento de dezenas de bilhões de dólares em material militar ocidental para a Ucrânia, em apoio à guerra por procuração liderada pelos EUA contra a Rússia. O grupo, que consiste de ministros da Defesa de dezenas de países alinhados com os EUA, incluindo alguns fora da OTAN, se reuniu cerca de uma vez por mês durante o ano passado, com exceção dos meses de agosto e dezembro.
Reuniões de acompanhamento aconteceram tanto na base, como na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica, e virtualmente.
Quais foram os resultados das reuniões?
Nas reuniões, a Ucrânia normalmente faz lobby para novas entregas de armas, incluindo armamentos cada vez mais avançados, enquanto oficiais da OTAN elaboram planos para novas transferências.
Ramstein é uma base da OTAN ou dos EUA?
Ramstein é uma das mais de uma dezena de grandes bases dos EUA e da OTAN espalhadas no oeste e sudoeste da Alemanha. As forças americanas estão destacadas na República Federal da Alemanha desde o final da Segunda Guerra Mundial. A base é também um importante centro de comando da OTAN, com a sede do Comando Aliado Aéreo (AIRCOM, na sigla em inglês) da OTAN.
Ramstein tem servido como um importante centro estratégico para operações militares lideradas pelos EUA desde o final da Guerra Fria, sendo amplamente utilizado durante a Guerra do Golfo de 1991, nas ações policiais da OTAN, em bombardeios na Iugoslávia nos anos 1990, e nas guerras lideradas pelos EUA no Afeganistão e Iraque, além de bombardeios com drones no Oriente Médio, na África, e o envio de armas para os jihadistas na guerra suja na Síria.
Os legisladores alemães da oposição apelaram repetidamente para reduzir ou eliminar as atividades das bases dos EUA, mas em vão. No final de 2020, a Corte Constitucional Federal da Alemanha, a corte suprema do país, decidiu que Berlim não tem responsabilidade legal de garantir que as operações com drones dos EUA envolvendo Ramstein obedeçam ao direito internacional.
Quantos soldados norte-americanos estão destacados em Ramstein?
Ramstein é a maior base da Força Aérea dos EUA na Alemanha, compreendendo mais de 7.000 pilotos ativos (supostamente o maior número do mundo, com exceção da Base da Força Aérea de Lackland em San Antonio, Texas), além de quase 10.000 outros militares e pessoal de apoio, e mais de 6.200 alemães trabalhando no local.