"Eu disse ontem [20] em Kiev que o futuro da Ucrânia está na família euroatlântica e todos os aliados da OTAN concordaram que a Ucrânia se tornará um membro da OTAN", observou o secretário-geral antes da reunião do grupo de contato de Defesa na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.
Além disso, de acordo com Stoltenberg, os aliados da OTAN estão discutindo entregas para a Ucrânia de vários tipos de aeronaves.
"Quanto às aeronaves, os aliados [as] forneceram. A Polônia forneceu MiG-29. Estão em andamento negociações para fornecer [à Ucrânia] outros tipos de aeronaves", disse aos jornalistas o secretário-geral da Aliança Atlântica, antes da reunião do grupo de contato em apoio à Ucrânia nesta sexta-feira (21) na base Ramstein dos EUA na Alemanha. A transmissão foi feita no site da OTAN.
Na quinta-feira (20), o presidente ucraniano Vladimir Zelensky pressionou a OTAN para convidar a Ucrânia a se juntar à aliança militar e enviar mais caças e armas de longo alcance.
Zelensky disse também que a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que se realizará em julho "poderia se tornar histórica" se a Ucrânia recebesse um convite formal para aderir.