A maior parte da matéria que constitui a massa do Universo é "escura", já que não absorve ou reflete a luz, e somente é detectada por seu efeito gravitacional.
Quase todas as galáxias distantes parecem estar cercadam por um halo desta substância misteriosa que provoca a flexão da luz, criando anéis brilhantes ao redor delas.
Este fenômeno é denominado "anéis de Einstein" pois é explicado por meio da teoria da relatividade geral e pode ser provocado pela matéria escura.
A equipe estudou o sistema HS 0810+2554, onde era possível observar cópias do mesmo objeto de fundo em torno da galáxia de lente em primeiro plano, e obteve anomalias nas imagens das lentes que apenas podiam ser explicadas considerando uma natureza ondulatória da matéria escura.
Estes resultados, finalmente, inclinaram a balança a favor da teoria que explica a natureza da matéria escura a partir de alguns bósons ultraleves.
Estes bósons, chamados axions, se manifestam como ondas de sua interferência quântica sobre a luz.
Em contraposição, a hipótese alternativa se baseia na natureza discreta da energia escura, sendo partículas extremamente massivas que interagem muito debilmente.
A capacidade dos axions de explicar as anomalias das lentes e outras observações astrofísicas constitui um importante marco. Contudo, isso significa o fim do debate sobre a natureza da matéria escura.