Panorama internacional

'A suspeita' em relação à Alemanha afeta planejamento militar da Polônia, diz inteligência russa

Em Varsóvia, o sentimento antialemão está crescendo, e a "suspeita" da República Federal da Alemanha está afetando o planejamento militar polonês, segundo o Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR, na sigla em russo), citando o diretor do serviço, Sergei Naryshkin.
Sputnik

"Junto com as aspirações anexionistas em relação às regiões ocidentais da Ucrânia, o sentimento antialemão e temores sobre possíveis reivindicações revanchistas de Berlim contra os antigos territórios alemães estão crescendo em Varsóvia, em se tratando da Polônia após Segunda Guerra Mundial. 'A suspeita' em relação à Alemanha já está afetando o planejamento militar polonês", disse a assessoria de imprensa do Serviço de Inteligência Externa da Rússia.

O relatório assinala que a Polônia está de fato a ser transformada no Estado do político Jozef Pilsudski (um revolucionário polonês, o primeiro chefe do Estado da Segunda República Polonesa) "a hiena da Europa", quando Varsóvia estava em conflito com todos os seus vizinhos e procurava expandir-se.
Além disso, o SVR afirmou que tem informações de que o tema do realinhamento geopolítico, incluindo a revisão das fronteiras, está ficando cada vez mais agudo para a Polônia no contexto da crise ucraniana.
Entre outras coisas, Polônia, no contexto do sentimento antialemão, realizou exércitos militares para repelir o ataque de um inimigo condicional do oeste, informou a imprensa do Serviço de Inteligência Externa da Rússia.

"O Estado-Maior Geral das Forças Armadas polonesas no final de março organizou exércitos para praticar as ações no caso de um ataque militar na direção ocidental. [...] Uma ofensiva está sendo preparada para capturar a cidade de Szczecin e seu porto, bem como o aeroporto de Szczecin-Goleniow", segundo o serviço russo.

"A defesa é realizada por três brigadas das Forças Armadas polonesas na área de Tanowo-Pargowo. A principal tarefa é conter o ataque do inimigo", observou o SVR.
O serviço russo observou que, quando as forças inimigas avançaram com sucesso, as Forças Armadas polonesas planejaram medidas para destruir pontes e minar o território para limitar o ataque de um inimigo convencional.
Panorama internacional
Alemanha removerá defesa antiaérea das fronteiras orientais de Polônia e Eslováquia até fim do ano
Comentar