Panorama internacional

Europa pronta para expandir lista de produtos proibidos para importação da Ucrânia, diz mídia

A Comissão Europeia expressou "não oficialmente" sua prontidão para expandir a lista de produtos agrícolas proibidos para importação da Ucrânia, informou a estação de rádio polonesa RMF FM com referência a fontes em Bruxelas.
Sputnik
De acordo com a mídia, as conversações de ontem (23) do vice-presidente da Comissão Europeia para a Economia, Valdis Dombrovskis, com representantes da Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária sobre a questão das importações de produtos alimentícios da Ucrânia acabaram em nada, mas vão continuar nesta segunda-feira (24) ao nível de ministros da Agricultura.
De acordo com uma correspondente da RMF FM em Bruxelas, a Comissão Europeia está "pronta para fazer concessões" e expandir a lista de mercadorias proibidas para importação da Ucrânia.

Segundo um dos participantes da reunião, "há progressos e as negociações estão indo na direção certa". Neste momento, a Comissão Europeia concordou oficialmente em proibir as importações de trigo, milho, colza e sementes de girassol, ainda assim "informalmente" está pronta para incluir outros produtos na lista apresentada, tais como ovos e carne de aves.

Panorama internacional
Moscou: decisão de 4 Estados da UE de limitar exportações de grãos da Ucrânia é um golpe para Kiev
Quatro países europeus – Polônia, Eslováquia, Hungria e Bulgária – proibiram temporariamente a importação de grãos e outros produtos de origem vegetal e animal ucranianos a partir de 22 de abril. Trata-se de produtos que entram no mercado comum sem taxas e que concorrem com os produtos locais, fazendo baixar os preços e afetando os agricultores europeus.
Comentar