Duas pinturas de anjos medievais foram descobertas enquanto o trabalho de renovação da catedral de Stavanger, no sul da Noruega, estava em andamento. As pinturas ficaram escondidas por várias centenas de anos, vários metros acima do solo, e foram encontradas por mero acidente.
Imagem publicada em rede social de anjos da catedral de Stavanger
© Foto
Essas obras de arte foram desenterradas por pedreiros que estavam verificando se o gesso no teto estava firmemente fixado, mas descobriram que era oco e solto. Como eles estavam removendo-o lentamente, esses anjos medievais de dois metros de altura apareceram.
As pinturas sofreram visivelmente com os estragos do tempo, mas ainda são amplamente decifráveis. De acordo com Anne Ytterdal, uma conservadora de pintura no museu arqueológico da Universidade de Stavanger, as pinturas têm 700 anos.
"Um dos anjos está balançando um incensário. Outras cores também foram usadas, então achamos que ambos os anjos tinham vestes", disse Bettina Ebert, pesquisadora do patrimônio cultural no museu arqueológico da Universidade de Stavanger, à mídia local, enfatizando o status único do objeto.
Imagem publicada em rede social de anjos da catedral de Stavanger
© Foto
Por que as pinturas foram encobertas permanece sendo um mistério. No entanto, Ebert, um pesquisador profissional do patrimônio cultural, citou duas possíveis razões. Primeiro, durante a Reforma Protestante, os anjos, que eram um motivo comum durante a Idade Média, estavam ligados ao catolicismo e, portanto, vistos como indesejáveis. Segundo, as pinturas podem ter sido danificadas e ter falhas.
A catedral de Stavanger, construída nos anos 1100, pode acomodar até 800 pessoas e é considerada uma das principais atrações históricas da parte sul do país nórdico. Adornada com esculturas de reis, é a catedral mais antiga da Noruega e a sede do bispo de Stavanger. Neste momento, está passando por grandes obras de renovação no período que antecede o 900º aniversário da igreja e da cidade em 2025.