Durante seu discurso no evento, Lula falou novamente sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia e disse que o Brasil está empenhado em buscar a paz, de acordo com a CNN.
Ainda segundo o presidente, ele entrou em contato com líderes mundiais "na tentativa de construir um movimento que traga a paz de novo para a Europa para que a gente não fique sonhando toda noite com uma Terceira Guerra Mundial ou o uso de bombas nucleares".
"O que pode evitar isso é a sensatez de a gente tentar encontrar um denominador comum para encontrar a paz. Estou convencido de que nós vamos chegar. O Brasil está empenhado na tentativa de arrumar parceiros para que a gente possa trazer a paz", completou Lula.
O presidente ainda classificou o conflito como "insano" e que "jamais poderia ter acontecido, porque não se pode aceitar que um país invada a integridade territorial de outro país".
Lula tem sido bem criticado por suas últimas declarações acerca do assunto, principalmente quando disse há duas semanas atrás que os Estados Unidos e a União Europeia não ajudam a buscar o cessar-fogo com o fluxo de armamento que enviam para Ucrânia desde o começo do conflito.