Panorama internacional

'Política míope': sanções ocidentais tiveram efeito bumerangue na Europa, diz ministro russo

O Ocidente está ficando sem opções para atacar Moscou depois que várias rodadas de sanções saíram pela culatra em vez de paralisar a economia russa como era pretendido, disse em entrevista à RT Anton Siluanov, o ministro das Finanças da Rússia.
Sputnik
"Todas essas restrições tiveram um efeito bumerangue", argumentou ele, destacando o agravamento da crise do custo de vida nos países ocidentais, a inflação crescente e um declínio nos padrões de vida.
"Portanto, esses países estão seguindo uma política míope, introduzindo pacotes regulares de restrições e sanções", acrescentou Siluanov. De acordo com o ministro da Finanças, a Rússia está seguindo uma política independente, tentando minimizar o impacto das restrições que estão sendo introduzidas contra ela.
"Quando os países ocidentais introduzem novos pacotes de restrições, tomamos medidas antissanções e vemos que estamos tendo sucesso", disse Siluanov, ressaltando que a economia russa alcançará taxas de crescimento positivas este ano.
Ele também apontou para a baixa inflação, que é menor do que nos países ocidentais, e a menor taxa de desemprego, acrescentando que os salários reais na Rússia estão crescendo. "Portanto, nossa política de responder aos pacotes de sanções está produzindo resultados, vemos que estamos indo na direção certa", disse Siluanov.
Panorama internacional
UE esgotou sanções à Rússia e novas medidas prejudicarão suas próprias indústrias vitais, diz jornal
Os países ocidentais congelaram as reservas de moeda estrangeira da Rússia e suspenderam os pagamentos internacionais de bancos russos como parte das sanções introduzidas contra Moscou depois do lançamento de uma operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022.
Comentar