Multimídia

Chernobyl: 37 anos do maior acidente nuclear catastrófico da história

O Dia Internacional da Memória do Desastre de Chernobyl é realizado anualmente em memória daqueles que perderam suas vidas na catástrofe nuclear na cidade de Pripyat, na então República Socialista Soviética da Ucrânia, em 26 de abril de 1986.
Sputnik
A tragédia ocorreu durante um teste de rotina do reator Nº 4 da usina nuclear de Chernobyl, que resultou em uma enorme explosão e incêndio. A explosão desencadeou a liberação de materiais radioativos na atmosfera, que contaminaram o ambiente circundante, resultando em inúmeras mortes e efeitos adversos de longo prazo para a saúde da população local.
Hoje, a usina nuclear de Chernobyl ainda está em fase de desativação, com o processo previsto para levar décadas. A área circundante permanece em grande parte abandonada, com apenas algumas centenas de pessoas vivendo dentro da zona de exclusão.
1 / 18

Acidente de Chernobyl. 1º prêmio World Press Photo na categoria Ciência e Tecnologia 1986, dosimetristas conduzem medições de radiação.

2 / 18

Descontaminação do território da usina nuclear de Chernobyl.

3 / 18

Membro de uma estação de descontaminação em Chernobyl.

4 / 18
Helicóptero efetua descontaminação no edifício da usina nuclear de Chernobyl após a catástrofe ocorrida em 26 de abril de 1986, na Ucrânia.
5 / 18
Químicos dosimétricos na usina nuclear de Chernobyl logo após o acidente radioativo que ocorreu em 26 de abril de 1986 na Ucrânia.
6 / 18
Grupo de liquidadores se preparando para subir ao telhado da usina nuclear de Chernobyl após o acidente ocorrido em 26 de abril de 1986 na cidade de Pripyat, na Ucrânia.
7 / 18

Liquidação das consequências do acidente em Chernobyl. Dosimetristas medem o nível de radiação no território da usina.

8 / 18

Membro do serviço de descontaminação trata o edifício com uma solução para a preservação da poeira radioativa. Território da usina nuclear de Chernobyl.

9 / 18

Dosimetristas em trajes especiais monitoram a radiação em campos na área do acidente.

10 / 18

Trabalhos de descontaminação para reduzir os níveis de contaminação radioativa na zona de 30 km após o acidente de Chernobyl.

11 / 18
Carro sendo descontaminado em um ponto especialmente criado, após sair da zona do desastre de Chernobyl, na Ucrânia.
12 / 18

Um grupo de operadores indo para os trabalhos de eliminação das consequências do acidente na 4ª unidade geradora de energia da usina nuclear de Chernobyl.

13 / 18

Helicóptero Mi-26 com detectores de radiação a bordo monitora a situação na área de Chernobyl após o desastre.

14 / 18

Evacuação da população da zona de 30 km da usina nuclear de Chernobyl. Moradores da região de Kiev se despedem uns dos outros e de suas casas, 1986.

15 / 18
Cercas nas ruas da cidade de Pripyat, na região de Kiev, após o acidente da usina nuclear de Chernobyl em 1986.
16 / 18

Especialistas a bordo de um helicóptero coletam amostras de água nos refrigeradores do reator de Chernobyl após a catástrofe.

17 / 18

Pessoa ferida no acidente da usina nuclear de Chernobyl sendo tratada no 6º Hospital Clínico da Cidade do Ministério da Saúde da URSS.

18 / 18

Criança do povoado de Chudyany afetado pela radiação na sequência do acidente de Chernobyl.

Comentar