Nesta terça-feira (25), Biden, atual líder dos EUA, anunciou oficialmente sua intenção de concorrer à próxima eleição presidencial em 2024.
"A vitória de Biden nas eleições poderia de fato exacerbar a instabilidade regional e global", disse Yaxu.
A especialista explicou que a demanda por estratégias antichinesas nos partidos Democrata e Republicano dos EUA é grande, entretanto Biden sendo um político democrata experiente, sabe muito bem como jogar cartas ideológicas.
"Ele também sabe como formar alianças e depois empurrar aliados para a linha da frente enquanto esconde os EUA por trás de bastidores estratégicos", disse Qian Yaxu.
Desta forma, observou a especialista, é possível criar agitação em regiões inteiras.
"Se considerarmos a situação na Ucrânia e no mar do Sul da China em acoplamento, vemos que, usando a Ucrânia para definhar a Rússia, Biden pode continuar a implementar seu grande plano estratégico. Em particular, virando-se para o Oriente, arrastando os aliados para os problemas de Taiwan e do mar do Sul da China", destacou ela.
A especialista está convencida de que, se Biden for reeleito presidente, ele continuará a jogar jogos geopolíticos para exacerbar as tensões em várias esferas e regiões.