O presidente Lula foi recebido por Sánchez no Palácio da Moncloa, onde firmaram memorandos de entendimento sobre Cooperação no Ensino Superior Universitário, Cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino de Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, bem como na área de ciências e inovações tecnológicas.
Os acordos visam a intensificação da cooperação estratégica entre os dois Estados, através de bases gerais e mecanismos de colaboração.
Pedro Sánchez afirmou que o encontro com o líder brasileiro abre uma nova etapa nas relações estratégicas entre Espanha e Brasil.
"Temos muito que aportar à prosperidade e bem-estar de nossos cidadãos, à aproximação de nossas regiões e à construção de um mundo mais seguro e sustentável", afirmou Sánchez.
Por sua vez, Lula deixou claro sua intenção de colocar o Brasil de volta aos trilhos do cenário internacional.
"Estou na Espanha hoje para dizer ao presidente [do governo espanhol] Pedro Sánchez que o Brasil está de volta ao cenário internacional. Já estive nos EUA, na Argentina, no Uruguai, na China e em Portugal. Pretendo ir à África, ao Japão. Porque acho que a relação política é feita com olho no olho", afirmou Lula.
O governo brasileiro tem interesse no investimento de empresas espanholas no plano de infraestrutura que deve ser lançado em maio.