As imagens recém-tomadas da lua marciana Deimos fizeram uma grande revelação após determinar que a lua se originou do próprio Marte, este é mais um passo em frente na resolução do debate de longo prazo sobre a natureza de sua formação.
A sonda Al Amal, da missão marciana dos EAU, conseguiu obter uma imagem incrível de Deimos, a menor e mais distante lua de Marte. O aparelho foi capaz de voar ao redor do satélite e se aproximar a uma distância de 100 quilômetros.
Na imagem tomada, Marte surge metade na sombra e é visível no fundo. Deimos é principalmente de cor cinza, assemelha-se a uma batata com algumas crateras claramente visíveis na superfície.
Sonda Al Amal dos EAU revela segredos da lua de Marte Deimos.
Os astrônomos decidiram aproveitar ao máximo essa aproximação, usando todos os instrumentos disponíveis – espectrômetros ultravioleta e infravermelho, com um dispositivo de visualização.
A oportunidade permitiu às autoridades capturar detalhes incríveis das propriedades da lua, incluindo informações sobre sua composição e morfologia.
"Essas imagens e observações representam um avanço significativo em nosso conhecimento de Deimos, sua atmosfera, composição, origens e o que isso significa para nossa compreensão de Marte de forma mais ampla", disse em comunicado a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.
A sonda espacial foi lançada em um foguete japonês em julho de 2020 e chegou a Marte em fevereiro de 2021. Seu principal objetivo é estudar variações sazonais na atmosfera do Planeta Vermelho e as condições climáticas.