Operação militar especial russa

Fala de Xi Jinping sobre 'objetivos narcisistas' no conflito na Ucrânia deixa EUA perplexos

O jornal The Washington Post relatou que a fala do líder chinês, Xi Jinping, durante conversa com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky, causou apreensão nos EUA.
Sputnik
"A China sugeriu uma proposta de paz na Ucrânia de 12 pontos e declarou que não vai explorar a situação com objetivos narcisistas", relatou o jornal, ressaltando que a fala chinesa sobre os objetivos do conflito atingiu e deixou os Estados Unidos perplexos.
Além disso, o jornal destaca que Zelensky e outros funcionários de alto escalão se negaram a excluir Pequim como intermediadora, para que uma resolução pacífica para o conflito possa ser alcançada.
A mídia norte-americana ainda enfatizou que a China, segunda economia mundial, talvez seja poderosa demais para ser ignorada".

"Se os EUA e seus aliados não puderem sugerir alternativas, a Ucrânia não terá outra escolha a não ser arriscar [um acordo com a China]", destacou o jornal.

Na quarta-feira (26), o presidente da China, Xi Jinping, conversou ao telefone com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky. Pequim comunicou que um enviado especial da Eurásia irá a Kiev em breve e a chancelaria russa disse "notar a prontidão chinesa".
Panorama internacional
Xi Jinping e Zelensky se falam pela 1ª vez desde o começo do conflito; Moscou comenta telefonema
Comentar