Panorama internacional

Produção industrial mostra crescimento na Rússia apesar das sanções abrangentes

Em março de 2023, a produção industrial aumentou em relação a março de 2022, indica o Rosstat, incluindo um crescimento de 6,8% na fabricação, apesar da redução em certos setores.
Sputnik
A produção industrial na Rússia cresceu em março 1,2% em relação ao mesmo mês de 2022, tratando-se do primeiro aumento até agora em 2023, revelam dados do Serviço Federal da Estatística (Rosstat), a agência de estatísticas oficial do país.
O setor de fabricação, por sua vez, cresceu 6,8%. A agência norte-americana Bloomberg escreveu na quarta-feira (26) que o incremento aconteceu devido à produção de produtos de metal fabricados, que inclui armas e munições. O setor teve um aumento homólogo de 30% em março.
A produção de computadores, dispositivos eletrônicos e ópticos, o que inclui peças para motores de aeronaves e foguetes, e visores ópticos e outros sistemas, também teria aumentado 23%. A produção de "outros transportes", cujas estimativas incluem veículos de combate, aeronaves e navios, teria crescido mais de 10%, o que acontece pelo segundo mês consecutivo.
Operação militar especial russa
Rússia lança produção em massa de drones para uso na Ucrânia
Além de tudo, teria havido um aumento de 11,9% na produção de móveis. Já o volume do processamento de madeira e da produção de produtos de madeira e cortiça, exceto móveis, caiu 11,3%, e o de medicamentos e materiais para fins médicos, reduziu em 11%.
No final do primeiro trimestre de 2023, a produção industrial mostrou uma queda homóloga de 0,9%.
O Rosstat acrescentou que, no final de março, a produção industrial continua sua recuperação, com uma dinâmica positiva. Conforme indicou a Bloomberg, a produção militar na Rússia aumentou em fevereiro por conta de o governo russo aumentar drasticamente os gastos estatais no início do ano.
O crescimento vem em meio a mais de um ano de sanções abrangentes e cada vez maiores dos países ocidentais, depois que a Rússia começou a operação militar especial na Ucrânia. Elas provocaram um aumento na inflação e a redução nas perspectivas econômicas nos países ocidentais, ao mesmo tempo que a economia russa mantém uma resiliência, apesar de certo efeito negativo em resultado das restrições.
Comentar