Panorama internacional

China diz ter vigiado voo de avião de reconhecimento dos EUA sobre o estreito de Taiwan

Segundo o Exército de Libertação Popular da China, uma aeronave de reconhecimento marítimo dos EUA atravessou o estreito de Taiwan. Taipé também falou de atividade militar chinesa.
Sputnik
A Força Aérea do Exército de Libertação Popular (ELP) da China vigiou um voo de aeronave de patrulha e reconhecimento marítimo Boeing P-8 Poseidon dos EUA sobre o estreito de Taiwan na sexta-feira (28), disse Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental do ELP.
"Os caças da zona leste do comando de combate do ELP observaram todo o voo da aeronave dos EUA", apontou Shi em um comunicado publicado na rede social WeChat.
Embarcações norte-americanas têm feito provocações recentes que "minam a paz e a estabilidade" no estreito de Taiwan e representam ameaças à segurança regional, acrescentou o porta-voz, mencionando que as tropas chinesas sempre mantêm um alto nível de prontidão de combate e defendem a soberania e a integridade territorial da China.

Ações da China

O Ministério da Defesa de Taiwan também relatou na sexta-feira (28) ter detectado 38 caças e outros aviões de guerra perto da ilha autogovernada, no que foi o maior evento de tal tipo desde os grandes exercícios militares da China no início de abril.
O ministério ainda contou terem sido vistos seis navios da Marinha na área das 06h00, horário local (19h00, horário de Brasília), de quinta-feira (27) às 06h00, horário local (19h00, horário de Brasília), de sexta-feira (28).
Panorama internacional
Taipé: 10 aviões da China atravessaram linha mediana do estreito de Taiwan
Dezenove das aeronaves sobrevoaram a linha média do estreito de Taiwan, que separa a ilha do continente, continuou o ministério, acrescentando que entre elas estavam cinco aviões Su-30 e dois J-16, havendo também um drone TB-001 que circulou a ilha, segundo o Ministério da Defesa.
Comentar