Panorama internacional

Em encontro com o presidente do Iraque, líder do Irã diz: 'Os EUA não são amigos do Iraque'

Abdul Rashid (à esquerda) e Ebrahim Raisi (à direita), presidentes do Iraque e do Irã, respetivamente, falam durante encontro no Palácio Saadabad, Teerã, Irã, 29 de abril de 2023
Os líderes do Irã e do Iraque se encontraram para reforçar as relações bilaterais, com o aiatolá Ali Khamenei criticando a presença dos EUA.
Sputnik
Os EUA não são, de modo algum amigos de Bagdá, disse no sábado (29) o líder do Irã em uma reunião com o presidente do Iraque, indica a agência iraniana Tasnim.
Durante a reunião com o mandatário iraquiano Abdul Rashid, o aiatolá Ali Khamenei sublinhou a vontade de expandir a cooperação bilateral, particularmente através dos acordos econômicos e de segurança firmados recentemente.
Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin durante briefing no Pentágono. EUA, 17 de novembro de 2021
Panorama internacional
Chefe do Pentágono visita Iraque quase 20 anos após invasão liderada pelos EUA
Durante a reunião, na qual também participou Ebrahim Raisi, presidente do Irã, Rashid expressou sua satisfação em se reunir com o líder da Revolução Islâmica e disse que o Iraque tem relações fortes e estáveis com Teerã em várias dimensões e campos.
Khamenei também falou sobre os EUA.
"Os EUA não são amigos do Iraque. Os EUA não são amigos de ninguém. Eles não são leais nem mesmo aos seus amigos europeus. A presença de até mesmo um único americano no Iraque é demais", comentou.
Comentar