Panorama internacional

Presidente das Filipinas promete reforçar laços com EUA antes de encontro com Biden

Ferdinand Marcos Jr. prevê "um relacionamento ainda mais forte" com os EUA, destacando, além da cooperação militar, questões como a segurança alimentar e energética, e as mudanças climáticas.
Sputnik
Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas, disse estar "determinado a forjar um relacionamento ainda mais forte" com Washington antes de uma reunião com o presidente norte-americano Joe Biden em Washington, EUA, segundo noticiado pela agência norte-americana Bloomberg.
"Vamos reafirmar nosso compromisso de promover nossa aliança de longa data como um instrumento de paz e um catalisador de desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico e no resto do mundo", disse Marcos em um discurso no domingo (30) antes de partir para sua visita aos EUA. Os dois líderes se reunirão na segunda-feira (1º) na Casa Branca.
A visita vem depois que, em fevereiro, as Filipinas concederam aos EUA acesso a mais quatro bases militares, abrindo caminho para uma maior presença americana na Ásia-Pacífico em meio às tensões crescentes com a China sobre Taiwan e às disputas no mar do Sul da China, apesar de Manila proibir o uso ofensivo das forças de Washington presentes no país. Na sexta-feira (28) os EUA e as Filipinas concluíram seus maiores exercícios militares, Balikatan, que começaram em 11 de abril.
Panorama internacional
Filipinas decidem publicitar todos os incidentes marítimos com Pequim no mar do Sul da China
Espera-se que Marcos discuta acordos de defesa com Biden, além de expressar a vontade de construir laços mais fortes "em uma ampla gama de áreas não apenas quanto às preocupações de nossos tempos", mas também em áreas críticas, incluindo a segurança alimentar e energética, e mudanças climáticas.
Durante sua primeira reunião bilateral, em setembro, Biden reafirmou o "compromisso inabalável dos EUA com a defesa das Filipinas".
Comentar