A imagem postada no domingo (30) era de uma obra do artista ucraniano Maksim Palenko e vinha acompanhada de uma curta legenda "Obra de arte". O pintor retrabalhou a imagem de uma explosão para se parecer com a deusa hindu do poder supremo, tempo, destruição e mudança em uma pose que lembra a da atriz Marilyn Monroe no filme de 1955, O Pecado Mora ao Lado.
O tweet foi visto por quase um milhão de pessoas e causou indignação entre os usuários indianos. Ele até chamou a atenção de vários meios de comunicação, principalmente o The Times of India, que chamou o cartoon de "ofensivo".
"Esta falsificação esconde a verdadeira face do governo ucraniano. O pôster de propaganda mostra uma caricatura da deusa indiana Kali. Este é um ataque aos sentimentos dos hindus ao redor do mundo", escreveu Gupta em sua conta no Twitter.
O Ministério da Defesa ucraniano retirou um tweet no qual aparecia uma imagem da deusa hindu Kali
© Foto / Twitter / Ministério de Defensa de Ucrânia
Ele acrescentou que a Ucrânia zombou da divindade "de uma forma que nenhum governo ou país estrangeiro jamais fez" e descreveu o incidente como "discurso de ódio flagrante".
A postagem foi removida algumas horas depois, mas a reação contundente de muitos não passou despercebida.
Desde o início do conflito na Ucrânia, Nova Deli se recusou a se alinhar com a pressão de Washington e Bruxelas para condenar as ações do Kremlin e, em vez disso, fez da Rússia seu principal fornecedor de petróleo, irritando Kiev.