Panorama internacional

Marinha dos EUA: Irã apreende petroleiro sob bandeira do Panamá no estreito de Ormuz (VÍDEO)

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) apreendeu nesta quarta-feira (3) um petroleiro sob bandeira do Panamá no estreito de Ormuz, segundo afirma a 5ª Frota dos EUA.
Sputnik
"Em 3 de maio, por volta das 6h20 da manhã, hora local, o petroleiro Niovi sob bandeira do Panamá foi apreendido pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) enquanto transitava pelo estreito de Ormuz", aponta comunicado da 5ª Frota dos EUA no Twitter.
Destaca-se que o navio-tanque deixou o porto de Dubai e dirigia-se para o porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, quando foi cercado por uma dezena de embarcações do IRGC e forçado a mudar o trajeto em direção às águas territoriais iranianas perto do porto de Bandar Abbas.
Vídeo do Centcom de uma apreensão de um petroleiro pelo IRGC no estreito de Ormuz. A 5ª Frota da Marinha dos EUA afirmou que o Irã apreendeu um petroleiro de bandeira panamenha enquanto passava pelo estreito de Ormuz. O Irã não confirmou imediatamente a apreensão.
Na passada quinta-feira (27) a 5ª Frota dos EUA declarou que um petroleiro sob bandeira das Ilhas Marshall havia sido apreendido no golfo de Omã pelo IRGC. Mais tarde, a agência ISNA citando o Exército iraniano comunicou que a Marinha iraniana havia detido no golfo de Omã um navio infrator desconhecido, que se trataria de um petroleiro que aparentemente pertencia aos EUA. Informou-se também que o petroleiro tinha colidido com um barco de pesca iraniano.
Comentar