Panorama internacional

OTAN abrirá escritório no Japão ante 'desafios' trazidos por China e Rússia, diz mídia asiática

A inauguração do escritório deve acontecer no ano que vem em Tóquio, entretanto, mais detalhes como se o Japão forneceria o espaço ou a OTAN o financiaria estão ainda em negociação.
Sputnik
A OTAN planeja abrir um escritório de ligação no Japão, seu primeiro em território asiático, para facilitar as consultas na região, de acordo com o Nikkei Asia.
A unidade permitirá discussões com os parceiros de segurança da Aliança Atlântica, como Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, tendo em mente os desafios geopolíticos da China e da Rússia, escreve o jornal asiático.
Em janeiro, o chefe da aliança, Jens Stoltenberg, visitou o país asiático e prometeu com o primeiro-ministro, Fumio Kishida, fortalecer os laços diante dos desafios "históricos" de segurança, citando a operação russa na Ucrânia e o crescente poderio militar da China.
A mídia asiática também acrescentou que Tóquio e a OTAN estão buscando aprofundar a cooperação em ameaças cibernéticas, tecnologias disruptivas e desinformação, com o objetivo de assinar um programa de parceria personalizado antes de uma cúpula da Aliança Atlântica em julho.
Comentar