Panorama internacional

Presidente eleito do Paraguai promete 'fortalecer laços' com Taiwan; ilha agradece e cita cooperação

Santiago Peña, que obteve 43% dos votos, declarou em janeiro que seguiria a política do atual presidente de se aliar a Taiwan, apesar da pressão do setor agrícola local que quer abrir os lucrativos mercados chineses para soja e carne bovina.
Sputnik
Nesta sexta-feira (5), o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que continuará a fortalecer os "laços históricos" de seu país com Taiwan após uma ligação com seu homólogo depois de vencer a eleição.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, ligou para Peña para parabenizar pela sua vitória e postou no Twitter que na ligação o "agradeceu" por sua amizade e apoio contínuos à ilha, "estou ansiosa para trabalhar com você para promover nossa cooperação bilateral e o bem-estar de nossos povos", disse Tsai.
Obrigado, presidente Tsai Ing-wen, para a chamada de parabéns. Continuaremos fortalecendo os laços históricos entre o Paraguai e a República da China (Taiwan) e esperamos trabalhar juntos em projetos de cooperação mutuamente benéficos para nossos países nos próximos anos.
As relações diplomáticas dos países por mais de seis décadas estiveram no centro das atenções antes da eleição de domingo (30), com o candidato da oposição Efrain Alegre dizendo que tentaria aproximar seu país da China para fortalecer os laços agrícolas.
Taiwan planeja realizar série de manobras militares para elevar defesa e lidar com China
Após a declaração de Alegre, Taiwan alertou o país sul-americano de que as "promessas superficiais da China" não devem ser levadas a sério na tentativa de não "perder" mais um contado diplomático para Pequim, conforme noticiado.
Comentar